Versículo

Versículo

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Como ser feliz? Qual o caminho para a felicidade?

Como ser feliz? Qual o caminho para a felicidade?

Boa tarde!!

         Qual o caminho para a felicidade? O que fazer para ser feliz? Será que vou ser feliz um dia?  Garanto que pelo menos alguma vez na sua vida você já pensou sobre a felicidade dessa maneira! Não é mesmo?

         Todas as pessoas querem ser felizes!! Muitas frases viraram comuns de se ouvir como por exemplo: "Que a felicidade vire rotina!", "Que a felicidade seja sonho, meta e realidade!", "Se a felicidade bater, apanhe!", "Não quero final feliz, quero ser feliz a vida inteira!", 'Felicidade é o encontro do sonho com a realidade!" entre tantas outras...

         As pessoas buscam a felicidade em muitas coisas... Um corpo perfeito, o carro dos sonhos, festas que rolam toda a madrugada, coisas radicais como por exemplo: saltar de paraquedas, fazer rafting, escaladas, mergulho entre outros. Muitos buscam também a felicidade nos braços de outras pessoas: maridos, esposas, namorados, vários parceiros sexuais. Existem os que buscam a felicidade nos filhos, simmm, existem! Pensam que tendo um filho serão felizes!

         E as riquezas? Um bom emprego e um grande salário? Para muitos também são sinônimos de felicidade! Sucesso, fama, reconhecimento, hoje está na moda o sucesso online, todos querem ter seus 15 minutos de fama na internet. páginas, blogs, Instagram, Facebook, YouTube, textos e textos, vídeos e vídeos sendo produzidos somente com esse intuito: "quero ser reconhecido, quero ter sucesso, ser famoso". Por trás disso muitas vezes está o pensamento, de que "assim as pessoas me amarão e vou ser feliz!". E infelizmente  também existem os que buscam a felicidade nas bebidas e nas drogas...Garanto que veio à sua mente alguma outra maneira de buscar a felicidade, inclua ela nessa lista também!

         Quando tudo isso passa, fica aquela sensação de vazio, de desapontamento, muitas vezes de desesperança, pois a pessoa colocou todas as "fichas" de sua felicidade em uma coisa ou pessoa e vendo que não teve sucesso acha que nunca será feliz... muitos nesse momento se desesperam e cometem muitas atitudes com as quais irão se arrepender o restante de suas vidas... infelizmente!

         A Bíblia está repleta de ensinamentos, "dicas" de Deus para encontrarmos a felicidade! Sim!! É possível ser feliz!! E Deus nos ensina como!! Não quero dizer com isso que nossa vida será um 'mar de rosas", uma vida sem problemas... teremos dificuldades com certeza, mas quanto mais seguirmos os ensinamentos do Senhor mais felizes seremos, pois a vontade Dele é sempre "boa, agradável e perfeita"(Romanos 12:2)

         Nessa série de estudos vamos aprender alguns desses ensinamentos do Senhor, que vão nos ajudar a encontrar a verdadeira felicidade!!

         Espero que possamos aprender com quem realmente se importa com a gente e com quem nos ensina com toda a certeza que seus ensinamentos estão certos, pois o que Ele nos ensina, se seguirmos, de fato dá certo, pode ter certeza!!

         Então vamos lá, aprender, com quem sabe, como ser feliz!! :-) aaaeeeee!!!




         O Caminho da Felicidade!
   
Como ser feliz? Qual o caminho para a felicidade?
   A palavra felicidade é encontrada em todos os idiomas:
            em Inglês é Happiness;
            Espanhol é Felicidad;
            Alemão é Glück;
            Árabe é سعادة (Sʻādh);
            Búlgaro é Щастие (Shtastie);
            Chinês é 幸福 (Xìngfú);
            Croata é Sreća;
            Francês é Bonheur;
            Holandês é Geluk;
            Italiano é Felicità;
            Japonês é ハピネス (Hapinesu);
            Polonês é Szczęście;
            Turco é Mutluluk;
            Tailandês é (Khwām s̄uk̄h);
            Birmanês é (pyayayar shngya mhu).
         Definitivamente, a felicidade é poliglota.


         No Antigo Testamento tem-se a expressão hebraica ‘esher (אֶשֶׁר) traduzida para o português como bem-aventurança, alegria. Refere-se a uma pessoa muito abençoada, graciosamente beneficiada, misericordiosamente favorecida, na integralidade da vida, tanto material, quanto espiritualmente, tanto na dimensão pessoal, quanto familiar e comunitária.

         No Novo Testamento, a expressão no grego koiné é makarios (μακάριος), e traz o mesmo sentido de alguém sobejamente ditoso, bem-fadado, bendito, bem-sucedido, próspero. Já em Latim, a palavra felix queria dizer, originalmente, fértil, frutuoso, fecundo. Mais tarde, por extensão metafórica de sentido, passou a referir-se ao que é propício, favorável.  Felix tornou-se sinônimo de afortunado, alegre, satisfeito, realizado, de onde nasce a expressão felicitas, em português felicidade.

         Seja qual for a língua, em todo o tempo na história, em qualquer lugar no globo, a humanidade sempre expressou seu anseio para ser bem-aventurada de maneira verdadeira e permanente.

         Mais que um destino, felicidade é a maneira como se faz a caminhada; mais que um objetivo, felicidade é a maneira de interpretar os episódios da vida. A verdadeira felicidade está acima das circunstâncias, em toda e qualquer situação. Ela existe na fartura, como na escassez, na honra, como na humilhação, diante dos ventos favoráveis, como contrários, na riqueza, como na pobreza, na tempestade, como na bonança, no nascimento, como também na morte.

         Essa felicidade incondicional, nessa força, nessa dimensão, nessa profundidade, nessa intensidade, nessa constância, só pode ser alcançada em Deus. Felicidade é um atributo exclusivo de quem é Soberano. Portanto, somente do Pai procede toda felicidade. Buscaremos, portanto, ao Senhor, com intensidade através da meditação, da oração e do jejum.

         Meditação é onde tudo começa. Interessa-nos saber o que Deus pensa a respeito. Para isso temos na Bíblia a maravilhosa herança que reflete o pensamento de Deus. Faremos isso, a cada dia, para cada vez que aparece a expressão “bem-aventurado” (felicidade) na Palavra. Vamos ler, compreender e aplicar a lição de cada um.

         Oração é onde tudo se desenvolve. Não uma oração que nasce da mecânica da repetição, mas da naturalidade do relacionamento. Para cada dia existe uma pequena oração relacionada ao tema meditado, mas que é somente inspirativa. Sugiro que a cada dia passemos por pelo menos cinco estações da oração: (1) gratidão, por aquilo que Deus tem feito; (2) confissão, por aquilo que temos feito, falado ou pensado e que está contrário aos valores do Reino; (3) petição, pelas necessidades e lutas que passamos; (4) intercessão, pelas necessidades e lutas de outras pessoas; (5) adoração, pelo que Deus é em seu caráter.

         Jejum é a disciplina para nos dar foco e ampliar sensibilidade. Assim como Jesus jejuou comida e bebida, o fato de ter ido ao deserto indica um tempo de desligar-se de diversas atividades e coisas que “consomem”. Richard Foster indicou outros seis tipos de jejuns para serem considerados:
              1 - Jejum de pessoas, na perspectiva de deixar de “consumi-las” para nosso próprio proveito.
              2 - Jejum da mídia, na perspectiva do bombardeio que recebemos de notícias, dados, informações sobre tantas coisas, especialmente trágicas, que acontecem todos os dias, em todo o mundo, chegando ao ponto de nos intoxicar.
              3 - Jejum do celular (e mídias sociais), na perspectiva das constantes interferências que temos naquilo que estamos fazendo, interrompendo nossa atenção para quem está diante de nós.
              4 - Jejum de palavras, na perspectiva de fechar a boca para comentários picantes, opiniões duras, julgamentos implacáveis, fofocas maldosas, justificativas e murmuração talvez seja mais difícil do que fechar a boca para comidas.
              5 - Jejum de anúncios comerciais, na perspectiva daquele olhar que se detém e passa a desejar profundamente o que não se tem, provocando a consequente insatisfação com o que temos em nossas vidas, roubando o contentamento e felicidade.
              6 - Jejum de consumo, na perspectiva da compulsão de gastar, no impulso emocional de ter.

         Meditar, orar e jejuar é o que vai nos ajudar neste Caminho da Felicidade que Cristo já conquistou para nós. Vamos avançar!

         Por Rev. Rodolfo Garcia Montosa no site da 1 Igreja Presbiteriana Independente de Londrina - com autorização para utilização. (obrigada amados!)



       
         A partir de hoje, toda sexta-feira iremos postar um estudo dessa série "Como ser feliz? Qual o caminho para a felicidade?" Não perca!! São ensinamentos preciosos do Senhor para as nossas vidas!!


         Fique com Deus e seja feliz!!! 

bjsss

Blog Uma Vida Cristã - www.uma-vida-crista.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!