Versículo

Versículo

terça-feira, 5 de julho de 2016

Panorama do Livro de Juízes - Estudo Bíblico

Panorama do Livro de Juízes - Estudo Bíblico


Boa tarde!

         Vamos começar nossos estudos bíblicos pelo Livro dos Juízes! Vou colocar um resumo com algumas informações do Livro e vamos fazer devocionais diárias como forma de estudos sobre o livro.


        Livro dos Juízes
         O Livro de Juízes é um livro histórico.
       
         A época em que se passa a história contada no Livro de Juízes é uma época de decadência e fraqueza dos impérios egípcio, hitita e assírio e isso provocou um vazio no poder. Em Canaã, Israel era uma nação emergente, minúscula - na verdade, não passava de uma confederação de tribos... Canaã era uma terra de grande importância, situada na interseção de três impérios, era habitada por uma mistura extraordinária de povos e religiões. Era considerada a via de ligação do mundo antigo.  

         O Livro de Juízes registra a história de Israel desde a morte de Josué até a liderança de Samuel e o início da monarquia, por volta de 1050 a.C. Se os mandatos de todos os juízes fossem somados, o Livro de Juízes compreenderia  um período total de mais de 400 anos, apresentando, assim, uma dificuldade cronológica. Uma solução para essa questão é considerar que os juízes provavelmente foram libertadores locais, cujos mandatos ocorreram simultaneamente. Em alguns casos excepcionais, como o de Débora, essa liderança foi exercida  a nível nacional. Aliás, Débora, foi a única juíza de Israel!! Os outros foram todos homens!

         O Livro de Juízes descreve a história de Israel de um ponto de vista teológico ou espiritual. Registra um dos períodos mais sombrios da história de Israel, descrevendo-o com honestidade sem nenhuma tentativa aparente de esconder os fracassos repetidos do povo de Deus. Israel começou a se mostrar infiel a Deus quando não tomou posse da Terra Prometida conforme Deus havia ordenado.

         Depois da morte de Josué, uma geração adúltera de israelitas deixou de amar e obedecer a Deus e a sua lei e colheu as consequências dolorosas de sua desobediência. Deus disciplinou seu povo permitindo às nações vizinhas escravizar e oprimir Israel. No entanto, o Senhor se mostrou fiel e, junto com as provações, instituiu líderes para libertar seu povo: os Juízes!

         O Livro de Juízes mostra que a obediência ao Senhor resulta em bênçãos, enquanto a desobediência traz castigo. O Senhor é identificado como Juiz Soberano de seu povo (Juízes 11:27).

         No Livro de Juízes, a fidelidade de Deus à sua aliança e ao seu povo prevalece apesar da infidelidade de Israel. O amor de Deus para com seu povo é revelado em sua disciplina paciente.

         A falta de paz na Terra Prometida era resultante da desobediência do povo à Aliança (Deuteronômio 12:9; 28:65). As gerações depois de Josué não ensinaram seus filhos sobre a aliança de Deus e sofreram consequências espirituais, políticas, sociais e econômicas desastrosas. A falta de uma liderança justa resultou numa situação caótica e no colapso da justiça na terra.

         Deus usa pessoas dispostas a serví-lo não obstante seu contexto de vida. Alguns dos líderes escolhidos por Deus não correspondiam ao perfil esperado: Débora, uma mãe de família; Gideão, um idólatra arrependido; Sangar, um estrangeiro; Jefté, um filho ilegítimo. Líderes como esses desafiaram as expectativas políticas e culturais e as tradições. Como Deus soberano, o Senhor está no controle da história e opera na vida diária de seu povo.

         Título
         O título do Livro de Juízes (hebraico: shophetim, grego: kritai) é o mesmo da Vulgata (latim: Liber Judicum). O livro apresenta  os líderes militares conhecidos como juízes, os quais Deus levantou para livrar Israel da opressão do inimigo. O governo dos juízes não era hereditário, pois o próprio Deus os escolhia e lhes dava poder.

         Autor
         Apesar do livro não conter nenhuma declaração explícita de autoria, a tradição atribui a Samuel.

         Data
         Alguns estudiosos consideram o Livro de Juízes uma série de histórias compiladas por indivíduos anônimos  durante o exílio, em algum momento depois de 586 a.C. Para a maioria dos estudiosos cristãos, o Livro de Juízes foi escrito nas primeiras décadas do período monárquico que se iniciou por volta de 1050 a.C.
         Várias evidências corroboram essa data mais antiga:
         1 - A referência aos jebuseus em Jerusalém  indica uma época anterior à conquista da cidade por Davi (Juízes 1:21; 2 Samuel 5:6-7).
         2 - A menção da presença dos cananeus em Gezer sugere uma data anterior àquela em que o Faraó deu a cidade à sua filha como dote, por ocasião de seu casamento com Salomão (Juízes 1:29).
         3 - A proeminência de Sidom em relação à cidade de Tiro corresponde a um período anterior ao século doze (Juízes 3:3).

       

         Existem muito mais coisas a se falar sobre o Livro dos Juízes, mas fica para um próximo estudo!! Espero que você tenha conseguido ter um panorama geral do Livro de Juízes e esteja preparado para estudarmos juntos o livro, com as devocionais!!

         Fique com Deus!

Blog Uma Vida Cristã - www.uma-vida-crista.blogspot.com.br


 





         Fonte: A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, estudo: Sociedade Bíblica do Brasil.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!