Versículo

Versículo

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Como ser feliz? A felicidade dos generosos - Atos 20:35

Boa tarde!

         Hoje nosso quinto estudo sobre como podemos ser felizes. Espero que você esteja conseguindo viver de maneira mais feliz colocando em prática algumas das coisas que estamos aprendendo com esses estudos!

A Felicidade dos Generosos

Atos 20:35 - A felicidade dos generosos - Uma Vida Cristã

         Mesmo não atribuindo isto ao reino de Deus, muito menos às palavras de Jesus, o fato é que alguns bilionários descobriram a alegria de doar grande parte de suas fortu­nas a causas sociais. O Giving Pledge (“Com­promisso de Doação”, em tradução livre) en­cabeçado por Bill Gates e Warren Buffett, que estão na lista dos mais ricos do mundo, convida bilionários a doarem a maioria de sua fortuna para causas de caridade, seja isso em vida ou depois de morrer. A causa tem conseguido arrebatar um número cada vez maior de pessoas que possuem muito mais dinheiro do que precisariam para viver. Nas palavras do falecido Steve Jobs, "con­vertido" à causa: “Bill Gates descobriu que o maior objetivo não é ser o cara mais rico no cemitério”. Ao todo já são quase uma cente­na de bilionários que se comprometeram a doar mais da metade de seu dinheiro, mui­tos bilhões e bilhões de dólares.

         Mesmo sem saber, estão vivendo a es­sência da ética cristã. Encontramos na so­ciedade pelo menos quatro grandes ma­neiras diferentes de procedimentos nas relações humanas. Algumas pessoas pen­sam assim: “O que é meu é meu e o que é seu é meu”. Esse é o pior tipo de iniquidade de onde nasce o ditador e o opressor. Ou­tras pessoas pensam assim: “O que é meu é meu e o que é seu é seu”. Esse pensa­mento domina a maior parte da sociedade e dá base ao comportamento individualis­ta e egoísta. O capitalismo tem muito dele. Já outras poucas pessoas pensam assim: “O que é seu é meu e o que é meu é seu”. Essa é a base do discurso comunista, mas a his­tória demonstrou que nunca funcionou lite­ralmente, pois torna-se confuso e indistinto. Na prática tornou-se um sistema regido por ditadores. O último grupo pensa assim: “O que é seu é seu e o que é meu é seu”. Esse grupo respeita o recurso do outro e coloca à disposição por sua deliberada vontade seus recursos próprios. Aqui está o fundamento da ética cristã.

         Jesus falou há muitos anos: "É mais feliz quem dá do que quem recebe" Atos 20:35 – NTLH. Jesus faz uma poderosa síntese de um ensino para todo aquele que deseja ser feliz ou bem-aventurado. Mas, por que é mais feliz quem dá? Por que é melhor do que receber?

         É mais feliz quem dá porque dá somente quem tem. Não é possível dar o que não se tem. Quando um avião está em perigo e as máscaras de oxigênio caem, somente poderá ajudar o outro aquele que está respirando. Quando há fome, somente poderá comparti­lhar aquele que tem comida na mesa. Quan­do há enfermidade, somente poderá cuidar aquele que tem saúde. Quando há tristeza, somente poderá levar consolo aquele que está em paz. Quando há ignorância, somen­te poderá compartilhar aquele que tem sa­bedoria.

Como ser feliz? A felicidade dos generosos - Atos 20:35
         Torna-se infeliz quem tem e não dá. As águas do Mar Morto não têm saída. Por essa razão, devido à elevada temperatura, elas evaporam, deixando uma grande concen­tração de sal depositada. Sua salinidade é a mais elevada da terra, sendo dez vezes su­perior aos demais oceanos. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão mor­re imediatamente, assim que deságua nes­se lago de água salgada. Moral: quando não há saída, a vida não se sustenta.

         É mais feliz quem dá porque habilita-se a receber mais. Quem dá, torna-se confiá­vel para receber mais. "Do seu interior fluirão rios de água viva"  João 7:38. Isso mesmo, fluirão, e não ficarão parados, rios e não um Mar Morto. Este é o princípio do reino de Deus ensinado por Jesus: "Dai, e dar-se-vos­-á; boa medida, recalcada, sacudida, trans­bordante, generosamente vos darão"  Lucas 6:38. Na versão NTLH: "Deem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos".

         Para uma vida mais feliz, mais bem-aven­turada, precisamos aprender esse princípio do reino de Deus. Como revelou o salmis­ta: "Bem-aventurado o que acode ao neces­sitado; o Senhor o livra no dia do mal" Salmos 41:1. Como disse Jesus, com outras pala­vras: "Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos." Lucas 14:13-14.

         É preciso saber dar. Dar de maneira que a pessoa que recebe não se sinta ferida na sua dignidade. Dar sem cobrar algo em tro­ca. Dar da despensa e não do lixo. Dar do tempo. Dar um ombro amigo. Dar as mãos para sustentar. Dar dos recursos que temos.

         E aí, quer realmente ser feliz? Aprenda a dar!


         Por Rev. Rodolfo Garcia Montosa no site da 1 Igreja Presbiteriana Independente de Londrina



         Se você perdeu as outras postagens dessa série "Como ser feliz?" Veja aqui:

         Como ser feliz? Qual o caminho para a felicidade?
         Como ser feliz? Tenha um coração ensinável! - Salmo 94:12
         Como ser feliz? A felicidade da abundância de Deus - Isaías 32:20
         Como ser feliz? A felicidade dos vigilantes - Mateus 24:42 e 46


         Fique com Deus!!! 


bjsss

Blog Uma Vida Cristã - www.uma-vida-crista.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!