Versículo

Versículo

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Como ser feliz? A Felicidade de quem se refugia no Senhor - Salmo 34:8

Boa tarde!

         Quer ser feliz? Então vamos continuando nossos estudos sobre "Como ser feliz"...

A Felicidade de quem se Refugia no Senhor

Como ser feliz? A felicidade de quem se refugia no Senhor - Salmo 34:8

         Entre muitos povos do antigo Oriente Próximo, havia um costume de se ter certos locais onde pessoas que tinham cometido algum tipo de crime sem intencionalidade podiam buscar segurança, não podendo ser presas ou mortas. Em Israel, seis cidades dos levitas foram separadas para servirem como cidades de refúgio, espalhadas, estrategicamente, pelo território: três a leste e três a oeste do Rio Jordão (Josué 20:7-9). Essas cidades eram lugar de proteção, re­cuperação e reintegração.

         Josué 20:7-9
         "Designaram, pois, solenemente, Quedes, na Galiléia, na região montanhosa de Naftali, e Siquém, na região montanhosa de Efraim, e Quiriate-Arba, ou seja, Hebrom, na região montanhosa de Judá.
         Dalém do Jordão, na altura de Jericó, para o oriente, designaram Bezer, no deserto, no planalto da tribo de Rúben; e Ramote, em Gileade, da tribo de Gade; e Golã, em Basã, da tribo de Manassés.
         São estas as cidades que foram designadas para todos os filhos de Israel e para o estrangeiro que habitava entre eles; para que se refugiasse nelas todo aquele que, por engano, matasse alguma pessoa, para que não morresse às mãos do vingador do sangue, até comparecer perante a congregação."

         1. Proteção, pois os criminosos sem dolo, uma vez correndo para se abrigarem nes­sas cidades, tinham imediato asilo que os livrava da ira sumária do vingador, ou de um linchamento pela multidão, assegurando o direito à ampla defesa.

         Números 35:6
         "Das cidades, pois, que dareis aos levitas, seis haverá de refúgio, as quais dareis para que, nelas, se acolha o homicida; além destas, lhes dareis quarenta e duas cidades."

         Números 35:11
         "Escolhei para vós outros cidades que vos sirvam de refúgio, para que, nelas, se acolha o homicida que matar alguém involuntariamente." 

         2. Recuperação, pois não poderiam sair de lá. A vida dessas pessoas ficava vinculada à vida do sumo sacer­dote.

         Números 35:26 e 27
         "Porém, se, de alguma sorte, o homicida sair dos limites da sua cidade de refúgio, onde se tinha acolhido,e o vingador do sangue o achar fora dos limites dela, se o vingador do sangue matar o homicida, não será culpado do sangue."

         3. Reintegração, pois, somente após a morte do sumo sacerdote, estariam plena­mente aptas a voltarem às suas cidades de origem.

         Números 35:28
         "Pois deve ficar na sua cidade de refúgio até à morte do sumo sacerdote; porém, depois da morte deste, o homicida voltará à terra da sua possessão."

         Certa vez, Jesus voltou-se contra a dureza de coração de cidades onde ele tinha feito muitos milagres. Mesmo que tivessem pre­senciado a graça e poder salvador de Cristo, não se arrependiam de seus pecados. Eram cidades de pessoas duras de coração, cru­éis, insensíveis, sem misericórdia. Cidades como Corazim, Betsaida e Cafarnaum rece­beram duro julgamento do Senhor.

         Mateus 11:20-24
         "Passou, então, Jesus a increpar as cidades nas quais ele operara numerosos milagres, pelo fato de não se terem arrependido: Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza.
         E, contudo, vos digo: no Dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras. Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje.
         Digo-vos, porém, que menos rigor haverá, no Dia do Juízo, para com a terra de Sodoma do que para contigo."

         Nesse contexto, não encontrando cidades que pudessem expressar misericór­dia e amor, Jesus se apresenta como esse lugar de refúgio e refrigério, dizendo: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e so­brecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" Mateus 11:28-30.

         Os mesmos princípios das cidades de refúgio são repetidos por Jesus:

         1. Jesus ofe­rece imediata proteção: "Vinde a mim." - Jesus sabe que, no curso de nossa vida, pecamos e provocamos uma série de distúrbios e di­ficuldades ao nosso redor. Não se limita aos danos sofridos pelos crimes de assassinato, mas sabe que todo o tipo de delito, pecado, injúria, difamação, dissenção e tantos ou­tros causam grande sofrimento a quem os produziu. Precisamos, todos, de uma cida­de de refúgio. Precisamos de um lugar de descanso. Jesus é esse local de descanso. Podemos correr para ele.

Como ser feliz? A felicidade de quem se refugia no Senhor - Salmo 34:8
         2. Jesus oferece contínua recuperação: "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim." - Não su­portaríamos carregar nossas culpas, peca­dos e condenação. Tomar seu jugo é des­cansar na verdade que ele decidiu carregar o nosso jugo. Fica suave para nós, porque ele mesmo é quem carrega. É pela sua ma­ravilhosa graça! Mas, além disso, nossa vida fica vinculada a Cristo. Por isso, podemos aprender dele a mansidão necessária para tempos de adversidade, e humildade indis­pensável para os tempos favoráveis.

         3. Jesus oferece definitiva reintegração: "Achareis descanso para a vossa alma." - Por causa de sua morte, fomos reconciliados com Deus e com os outros.

         Romanos 5.10
         "Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;"

         2 Coríntios 5.18-19
         "Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação."

         Cristo destruiu as bar­reiras da inimizade, razão pela qual encontramos descanso definitivo para nossa alma.

         Efésios 2:14-16
         "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade."

         Nas cidades de refúgio de Israel, a res­tauração acontecia no meio do povo. Assim, nos dias de hoje, Jesus manifesta-se como cidade de refúgio através de seu corpo. Aqueles que são filhos de Deus, cheios do Espírito Santo, podem produzir cura pro­funda em nossa alma. Não se afaste da ir­mandade cristã para não ser apanhado pela ira do vingador de nossa alma (Números 35.26-27). Ao contrário, participe do relacio­namento sadio de um discipulado e cuidado pessoal, de uma célula, e dos cultos públicos. É no meio do povo de Deus que achamos verdadeiro descanso.

         Cristo é a fe­licidade para todo aquele que nele se refu­gia!

         Salmos 2.12b
         "Bem-aventurados todos os que nele se refugiam."

         Salmos 40.4
         "Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira."

         Salmos 146.5
         "Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus,"

         Isaías 30.18
         "Por isso, o SENHOR espera, para ter misericórdia de vós, e se detém, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é Deus de justiça; bem-aventurados todos os que nele esperam."

         Por Rev. Rodolfo Garcia Montosa no site da 1 Igreja Presbiteriana Independente de Londrina



         Se você perdeu as outras postagens dessa série "Como ser feliz?" Veja aqui:

         Como ser feliz? Qual o caminho para a felicidade?
         Como ser feliz? Tenha um coração ensinável! - Salmo 94:12
         Como ser feliz? A felicidade da abundância de Deus - Isaías 32:20
         Como ser feliz? A felicidade dos vigilantes - Mateus 24:42 e 46
         Como ser feliz?  A felicidade dos generosos - Atos 20:35
         Como ser feliz? A felicidade dos iluminados - Mateus 16:17


         Fique com Deus!!! 


bjsss

Blog Uma Vida Cristã - www.uma-vida-crista.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!